Publicado em: 30/04/2016

Existem palavras proibidas, ou pelo menos evitadas na abordagem de um vendedor. Por exemplo, na equipe de vendas Bottini a regra é bem clara: tudo o que for negativo é proibido numa situação de venda. A palavra NÃO nunca deve ser usada, usamos ótimo, incrível, muito legal, muito bom, isso é o máximo, perfeito, parabéns, essas são palavras que ajudam a vender. Todas as situações devem ser analisadas e avaliadas pelo ângulo positivo, sempre podemos resolver qualquer caso e tudo deve terminar bem para os dois lados. Os resultados são impressionantes quando levamos esse comportamento a sério, as vendas aumentam, os relacionamentos melhoram e o ambiente fica muito mais leve e agradável. Outra coisa proibida conosco é entrar em discussão com qualquer cliente, isso nunca acontece, mesmo que nós tenhamos razão. Sempre digo que o vendedor pode até provar que ele está certo e o cliente errado. Ok, ganhou a discussão, mas perdeu o negócio e o cliente. Então de que adiantou essa bobagem? Numa discussão só ganha quem não entra nela.

Entre outras coisas em minhas palestras e treinamentos, sempre recomendo ouvir com atenção o que os outros dizem. Temos o hábito de falar demais e escutar de menos, isso atrapalha por várias razões. Em primeiro lugar a tendência de quem fala muito é falar demais de si mesmo, o que é chato e não causa uma boa impressão. Falando sem parar e acabamos não dando espaço para o outro dizer quais são as suas necessidades. Vendedor que não sabe o que o cliente quer e precisa não oferece o produto certo e acaba não vendendo nada. Ouvir e observar as pessoas é fundamental para quem quer conhecer o comportamento do consumidor, o que ele gosta, deseja e precisa. Com essas informações, o bom vendedor terá ferramentas para trabalhar melhor e ir direto ao ponto necessário para deixar o cliente satisfeito. Caprichar na comunicação é um dos pontos chave do trabalho de qualquer profissional de vendas. Procuramos estimular nossa equipe a ler bastante, pesquisar e se informar sobre assuntos variados para poder falar de igual para igual com qualquer tipo de cliente. Quando o vendedor demonstra conhecimento e fluência na conversa, transmite mais confiança para quem está comprando e confiança é um componente que define qualquer decisão de compra. Um outro aspecto também importante é a aparência, o vendedor precisa estar vestido adequadamente e higiene pessoal é algo inegociável.

Existem erros que devem ser evitados em uma abordagem:

  • Falar muito e não ouvir o cliente;
  • Ficar muito próximo da pessoa;
  • Deixar transparecer que está insatisfeito com alguma coisa;
  • Bater papo com colegas enquanto atende alguém;
  • Cheiro de suor, roupa amassada, unhas grandes ou sujas;
  • Falta de conhecimento sobre o que vende;
  • Tom de voz muito baixo ou muito alto;
  • Não olhar diretamente nos olhos da outra pessoa;
  • Manter o semblante sério demais;
  • Deixar o atendimento parecer um favor que ele está fazendo;
  • Esquecer que é o cliente, e mais ninguém, o responsável pelo faturamento dele e da empresa;
Abraços e sucesso!
Erros que o Bom Vendedor Deve se Atentar